O Notícias de Nariz e Fátima privilegia, com elevado interesse e em MEMÓRIA agradecida:  a força do pensamento/ideias/interpelações para a ação (melhoria da vida das Comunidades que serve e das quais faz parte) e patrimónios (registos, fontes, elementos para historiografia).  

INTERPELAÇÕES

I Colóquio NNF

A imprensa Cristã Local

Realizou-se em Verba, em janeiro de 2005.


Contou as presenças do Dr Paulo Rocha (da Agência Ecclesia), do Sr Pe Artur e Sr Augusto Branco. 

II Colóquio NNF - 13.março.2010

Decorreu em Nariz, com a presença e reflexão orientada pelo Sr D António Francisco, sobre " A informação local num mundo global.Porque não?"


Veja aqui um extrato

III Colóquio NNF 

CELEBRAÇÃO DO DIA JUBILAR - 11 DE DEZEMBRO DE 2011


A Paróquia de Nª Sª de Fátima foi criada em 13 de Agosto de 1960, por D. Domingos da Apresentação Fernandes, Bispo de Aveiro.

________________

A Freguesia de Nª Sª Fátima

Lei N.º 104/85 de 4 de Outubro

A Assembleia da República decreta nos termos dos artigos 167.º, alínea j), e 169.º, n.º 2, da Constituição, o seguinte:

ARTIGO 1.º

É criada no concelho de Aveiro a freguesia de Nossa Senhora de Fátima


IV Colóquio NNF

"O poder do poder local". O que queremos em Nariz, Nª Sª de Fátima e Requeixo para 2013-2017

Notícias de Nariz e Fátima promove IV Colóquio aberto a todas as instituições e pessoas da recentemente criada União das Freguesias sobre diagnóstico de prioridades e proposta de ideias a concretizar pelos futuros responsáveis autárquicos no mandato que se aproxima. Quarta, 10 de julho, 21h, em Nossa Senhora de Fátima

Motivo Em democracia o poder do governo dos Estados, das Nações, o poder na Polis, na cidade, é do povo. Nas democracias representativas os cidadãos elegem representantes em intervalos regulares, a quem confiam o governo de todos em ordem ao bem comum. Este princípio fundamental de igualdade, mesmo com o debate aceso sobre a natureza e origem do poder, passando pela originalidade dada pela antiguidade clássica, com alguns cidadãos a serem mais iguais do que outros, assumiu particular destaque a partir do século XV. Daí para cá aperfeiçoou-se, pelo debate e pelo exercício em cenários de confronto, como o modelo menos mau. Esta década de XXI tem despertado, sem ser necessário esgotar as causas, um novo interesse sobre a pertença do poder! Os movimentos informais de cidadãos vão ao encontro dessa preocupação: participar na construção do que é comum, da resolução dos problemas, na vida cívica. O partidarismo, em sentido pejorativo; as teias de interesses privados à custa do bem comum; as novas redes de interação e comunicação; a democratização do conhecimento; provocam a motivação, o engenho e a arte. A voz dos cidadãos ganhou expressão, escala, sentido, latitude e profundidade. O serviço público parece fixado em meros atos administrativos com contabilidade de merceeiro. Os problemas das pessoas e as ideias para o futuro emaranharam-se em complexidade. Agora, quando se aproximam novos atos eleitorais, porque é que os cidadãos, desde o recanto mais remoto e simples à elite mais instruída, não dizem aos putativos candidatos o que querem para si e para os seus em vez de ser ao contrário (escolher de um menu proposto pelos candidatos)?! Voltar à fundação: nós queremos isto! Quem oferece a melhor solução? Mesmo assim, é garantido, ainda não sairá perfeito. Porém, será um avanço.

A Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, com a reorganização administrativa do território das freguesias, agregou as freguesias de REQUEIXO, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E NARIZ. Esta nova realidade administrativa local proporciona interpelações novos.

Objetivos Dar voz às pessoas! Sistematizar o que se quer (prioridades e proposta de ideias) em Nariz, Nª Sª de Fátima e Requeixo para 2013-2017 Apresentar propostas com ou sem respostas. Suscitar e assumir pro-atividade na concretização do futuro local, regional, autárquico.

Destinatários Cidadãos, associações, empresas, instituições e entidades, que vivem, trabalham, participam juntos nesta União de Freguesias (Nariz, Nossa Senhora de Fátima, Requeixo) protagonistas pelo dinamismo destas freguesias a sul do Concelho de Aveiro com ideias que projetam e gostariam de ver concretizados pelos poderes públicos locais nos próximos quatro anos.
Alinhamento da ação 21h.00 – Acolhimento pelos responsáveis do jornal

21.15h – Introdução Prof José Carlos Mota – UA

[Universidade de Aveiro Investigador e Assistente Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território)
21.45h – Plenário de ideias – intervenções livres para a elaboração de uma "Carta de Recomendação"

23h.00 - Encerramento


ORGANIZAÇÃO Jornal "Notícias de Nariz e Fátima"
APOIO

União das Freguesias de Nossa Senhora Fátima | Nariz | Requeixo

Viriato Simões Bodas


V Colóquio NNF

18 de junho de 2016

Augusto Marques Branco 

18/06/1929 a 25/08/2015


VI Colóquio NNF

50 anos do Notícias de Nariz e Fátima


Entre março e junho de 2017, a propósito das bodas de ouro da fundação do Jornal, promoveram-se:

- celebrações, em Nariz e Fátima, em memória de todos os que ao longo de 50 anos contribuíram para que o Notícias de Nariz e Fátima fosse o que é;

- concurso com as crianças do 1º ciclo, de Nariz e Fátima, coma colaboração da Direção do AE Oliveirinha;

- Exposições com "Recortes do Jornal"

- um jantar de Gala, com intervenção do jornalista (e ainda familiar do Pe Artur) Júlio Almeida. 


REGISTOS, LUGARES E PATRIMÓNIOS