Criação da Paróquia de NªSª Fátima
31-07-2025
A Paróquia de Nª Sra de Fátima foi criada em 13 de agosto de 1960, por D. Domingos da Apresentação Fernandes.

D. Domingos d' Apresentação Fernandes – por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo de AveiroAos que este Nosso Decreto virem, saúde e paz em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Entre os principais cuidados que o Nosso múnus pastoral Nos impõe, avulta o de proporcionar aos fiéis a maior facilidade possível de uma conveniente participação na vida sacramental da Santa Igreja e no culto divino.
A vida comunitária dos cristãos só encontra exacta realização, segundo o espírito dos sagrados cânones, quando as famílias católicas se agrupam em assembleia de louvor a Deus, de vida sacramental e de vivência caridosa em volta do seu pároco e no templo próprio que é a casa de oração e casa do Povo de Deus.
As condições em que se encontram determinadas zonas populacionais da Nossa Diocese exigem, dia a dia, uma revisão de limites territoriais e a consequente necessidade de criação de novas paróquias, que correspondam às necessidades de vida espiritual mais intensa e às comodidades dos filhos da Santa Igreja.Assim,Considerando que os agregados populacionais de Mamodeiro e da Póvoa do Valado, da paróquia de S. Paio de Requeixo, se encontram a uma distância da igreja paroquial que medeia entre quatro e oito quilómetros;
Considerando que os referidos agregados populacionais têm uns quatrocentos fogos com um número de almas que ascende a mais de mil e setecentas;
Considerando que estão garantidas as condições materiais para a sustentação de um pároco;
Considerando que existe já no lugar da Póvoa do Valado o terreno destinado à construção de uma igreja paroquial, bem como soma avultada de dinheiro para a sua construção e seus anexos;Considerando que essa construção se iniciará em breve, dada a manifestada generosidade de muitos habitantes do mesmo lugar;
Considerando a existência de um cemitério comum aos agregados populacionais de Mamodeiro e da Póvoa do Valado;Ouvido o Nosso Ex.mo Corpo de Consultores;HAVEMOS POR BEM criar a nova Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, desmembrada da Paróquia de Requeixo e constituída pelos lugares de Mamodeiro e da Póvoa do Valado, com os limites seguintes:
Lado Sul: Vala hidráulica a principiar no sítio denominado Cortelho até ao local chamado Freixo ou Mato Largo;
Lado Poente: dito Mato Largo (Salgueiro) e vale até ao local chamado Charneca;
Lado Norte: Charneca e dar por um vale até às proximidades da linha férrea e depois pelos seguintes caminhos: Salgueiral, viela das Almas, estrada camarária da Póvoa do Valado, viela da Bernarda, estrada do Raso e linha imaginária até ao marco sito junto à estrada do Carrejão;
Lado Nascente: Estrada do Carrejão, vale do Carrejão, caminho do Raso, vale do Gorgulhão, Sanguinheira, estrada camarária do Carregal e os caminhos: da Cruz Preta, Gândara de Baixo, das Dornas e Cortelho.
Determinamos o prazo de cinco anos, a contar da presente data, para a construção da nova igreja paroquial e seus anexos, bem como a aquisição de residência paroquial conveniente.
Outrossim determinamos que a capela de Nossa Senhora das Preces do lugar da Póvoa do Valado sirva de igreja paroquial, a título provisório.
Nomeamos pároco da nova Paróquia de Nossa Senhora de Fátima o actual capelão, Rev. P. Artur Tavares de Almeida, ao qual atribuímos, desde já, todos os direitos e deveres que lhe pertencem de harmonia com o Código de Direito Canónico.
A nova Paróquia de Nossa Senhora de Fátima terá a classificação de segunda classe e pertencerá ao Arciprestado de Aveiro.Dado em Aveiro, no dia 13 de Agosto de 1960.
As) – Domingos d'Apresentação, Bispo de Aveiro
("Correio do Vouga", n.º 1511, de 13-8-1960).
